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¡GRACIAS POR SU INTERÉS!

Bienvenido/a a este blog, que nace, con el año 2012, como vehículo para divulgar y compartir inquietudes e ideas, sobre todo en materia de turismo. Como complemento:

-He aquí el documento resultado de casi cinco años (2010 a 2014, 55 artículos) escribiendo cada mes en HECONOMIA, con análisis y propuestas para el turismo provincial: https://www.dropbox.com/s/oblyls2fi3tov7g/HEconomia_2010_2014_55_articulos.pdf?dl=0

-Y los 12 artículos de la sección EL MURO del diario Huelva Información (año 2015): https://www.dropbox.com/s/sqlyhbqu1hc7if1/ElMuro_HI_2015.pdf?dl=0

Además, en las siguientes URLs encontrará más, mucho más, sobre mi actividad académica: http://www.uhu.es/alfonso_vargas/ - http://alfonsovargassanchez.wix.com/geidetur

Y lo más importante: ¿aún no conoce Huelva? Descúbrala en el siguiente enlace y en la presentación que sigue: http://www.turismohuelva.org - https://www.dropbox.com/s/8ada1ku91qtoknc/AunNoConocesHuelva.pps?dl=0

lunes, 22 de julio de 2019

JORNADAS INTERNACIONAIES DE TURISMO

Na cidade de Águeda (Portugal), nos dias 19 e 20 de julho de 2019, tiveram lugar, no seu CAA (Centro de Artes de Águeda), as V Jornadas Internacionais de Turismo, uma referência na região e no país. Nelas fui convidado a fazer parte do seu painel III, dedicado à importância do turismo no desenvolvimento das comunidades locais. Neste contexto o tema específico da minha palestra foi: "O Turismo nas Regiões de Baixa Densidade: modelos de desenvolvimento".

Poderíamos resumir dizendo que a minha conferencia basea-se na história de um gerente de um destino (cidade, vila, aldeia) de baixa densidade (demográfica e turística) que deseja desenvolver o turismo para beneficiar aos seus moradores. E a pergunta que nos fazíamos era: o que podemos sugerir, com toda a humildade, à esta pessoa responsável pelo destino para alcançar seu propósito?

Diria que, basicamente, duas coisas:

1. O desenvolvimento do turismo não é feito para pessoas, mas é feito com pessoas: o apoio da comunidade local, com seu envolvimento e compromisso, é essencial.

2. Defina o seu próprio modelo de desenvolvimento, o que significa:
-Um modelo para ultrapassar a inércia para implementar iniciativas isoladas, sem um fio comum, sem uma estratégia clara e explicitamente definida que forneça consistência à tomada de decisões, sabendo o que estamos procurando (nomeadamente o tipo de público que desejamos atrair) e o que temos que oferecer para o conseguir.
-E próprio (diferenciado) porque nenhum é igual a outro; embora os exercícios de benchmarking sejam sempre recomendados, nunca será um simples "copiar e colar".

O conteúdo completo da apresentação pode ser acessado através do seguinte link, que introduz quatro modelos possíveis, alternativos ao turismo de massa ou turismo de quantidades (Turismo Slow, Cittaslow, Albergo Diffuso, Turismo Criativo): https://www.dropbox.com/s/ggey0co06r4tb2y/JITAgueda_19-07-19.pdf?dl=0









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